Por que é tão importante beber água diariamente

Olá queridos, como estão ? :) , e o desafio até o momento ? Por aqui as coisas estão melhorando, exercício físico tem sido difícil, mas vou tentar mudar isso.

A pesagem inicial ficará disponível até as 23h59 do horário de Brasília, não sendo possível deixar o peso inicial após, ok? A pesagem da próxima semana será aberta domingo e ficará disponível até terça (23h59 do horário de Brasília).

Na segunda deve-ser anotar o que comer para o Dia do Cardápio na terça! :)

No final de semana virei responder mensagens e dúvidas! E colocar o link do blog de vcs aqui !

Apesar de não gostar de tomar água (principalmente no inverno) , eu tomo e sei da importância dela, sabemos, né? Mas nunca é demais saber mais e reforçar o que já sabemos! Espero que gostem da matéria.

Por que é tão importante beber água diariamente

por Jocelem Salgado

Beber oito copos d’água por dia melhora a pele – clique aqui e leia

O verão é a estação onde as pessoas mais prestam atenção a seus corpos. Muitos seguem uma alimentação balanceada, suam nas academias com o objetivo principal de fazer bonito nas praias e piscinas do nosso país. Contudo, grande parte das pessoas acaba se esquecendo de ingerir em quantidades adequadas um elemento vital para nossa saúde: a água.

É muito comum observar pessoas que saem pela manhã para trabalhar e ao voltarem para casa à noite se dão conta que não ingeriram ao menos 1 copo de água durante todo dia. Existem aqueles que não sentem tanta sede e por isso, acreditam que não há problema algum ingerir uma quantidade mínima durante o dia. O que essas pessoas não sabem é que a deficiência constante desse líqüido precioso no nosso corpo pode causar sérios problemas no futuro e por nossa saúde em risco.

Muitas pessoas não associam a água a uma boa alimentação, mas ela é, depois do oxigênio, a substância mais importante para a manutenção da vida. Nos próximos meses, quando a média de temperatura deverá ultrapassar os 30ºC, as necessidades serão ainda maiores e todos nós deveremos ficar atentos para repor as perdas que ocorrem nesse período.

Água: elemento vital

A água é a substância mais abundante do corpo humano. Ela é um componente essencial de todos os tecidos do organismo. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves.

Em temperaturas moderadas, os adultos podem viver por aproximadamente 10 dias sem água; as crianças podem viver por cerca de 5 dias. Já sem alimento uma pessoa saudável pode sobreviver durante várias semanas.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, a água proporciona uma camada protetora para as células do corpo e, sob a forma de líquido amniótico, protege o feto em desenvolvimento.

A água é necessária à formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas. Também mantém a pele macia e elástica.
Com o envelhecimento, o corpo começa a ressecar cada vez mais. Por exemplo, o corpo de um bebê recém nascido consiste em 75 a 80% de água, contra apenas 50% no caso de um corpo adulto com 60 a 70 anos. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas.

Necessidades diárias

O corpo humano perde água de várias formas. Através dos rins em forma de urina, como parte das fezes, através do processo de respiração e através da transpiração (suor). Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado. Um baixo consumo crônico de água aumenta o risco de cálculos (pedras) renais ou cálculos na bexiga

A quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água. Sucos, refrigerantes, chá, café e os alimentos contém água. Mas a pessoa deve dar preferência à água pura.

Fatores que aumentam as necessidades de água

É necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. É necessário ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento. Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.

É bom lembrar também que alguns componentes da dieta aumentam a necessidade de água, como é o caso dos alimentos muito salgados. O uso de diuréticos ou outros medicamentos que aumentam o fluxo urinário requer uma ingestão adicional de líquidos.

A qualidade da água é importante

A água mais segura para se beber é aquela tratada pelos sistemas de abastecimento e depois filtrada em casa ou fervida. Contudo, isto não quer dizer que não ocorram problemas. As águas dos rios estão se tornando cada dia mais poluídas por resíduos domésticos e industriais, restos de fertilizantes, pesticidas e lixos químicos e nucleares e tudo isso pode causar sérios problemas para nossa saúde. Estudos mostram que muitos casos de diarréia e infecção intestinal atribuídos a intoxicações alimentares ou outras causas devem-se, na verdade, à água contaminada.

Outro problema sério de saúde pública é o constante uso por parte da população de água de bicas contaminadas. Em pessoas saudáveis, os problemas ocasionados pela ingestão deste tipo de água muitas vezes é superado em pouco tempo, mas em pessoas com baixa resistência imunológica (crianças, idosos e doentes) isso pode ser fatal.

Água engarrafada: uma opção

O impacto criado pela constante contaminação das águas de bicas, torneira, etc, elevou o interesse das pessoas pelo consumo de água engarrafada. Mesmo assim, existem várias opiniões e desconfianças quanto as fontes e conteúdos das várias garrafas disponíveis no mercado. Em geral, a dúvida maior fica por conta da procedência da água e por isso, devemos ficar atentos e procurar comprar as marcas mais consolidadas no mercado.

Tipos de água engarrafada encontrados no mercado

· Água potável: é vendida no mercado em garrafões, sendo retirada de qualquer fonte aprovada (rios, reservatórios, água encanada). Em seguida é filtrada e desinfetada e o conteúdo mineral pode ser ajustado.
· Água mineral: contém no mínimo 500mg de minerais por litro
· Água com gás: contém dióxido de carbono para ficar borbulhante. Existem águas gaseificadas naturais que já vêm nesse estado da própria fonte
· Água termal: é retirada de fontes naturais.

Concluindo, a água é o mais abundante e o mais barato de todos os líqüidos existentes para matar nossa sede. Ela é importante para todos os processos vitais do nosso corpo e deve ser ingerida diariamente.

Beba oito copos de água por dia

Eu sugiro que se beba pelo menos 8 copos por dia, nunca junto com as refeições. Dessa forma, seu corpo estará sempre hidratado, sua pele ficará mais macia e elástica, pronta para encarar o verão que se aproxima.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida_saudavel07.htm

Bom final de semana!

Beijocas,Lu.

65 comentários sobre “Por que é tão importante beber água diariamente

  1. de segunda a sexta sempre tenho garrafinhas de agua no trabalho, chego a tomar até 5 ou 6 garrafinhas em um dia,
    mas sábado e domingo praticamente esqueço… acho que esse é um dos motivos pelos quais segunda feira peso sempre mais…
    bjos
    amalia

  2. de segunda a sexta sempre tenho garrafinhas de agua no trabalho, chego a tomar até 5 ou 6 garrafinhas em um dia,
    mas sábado e domingo praticamente esqueço… acho que esse é um dos motivos pelos quais segunda feira peso sempre mais…
    bjos
    amalia

  3. Oi Família !

    Tudo bom ?

    O Desafio vai indo bem , no quesito : água, chá e exercicios, a RA está complicadinha, tive dois aniversários esta semana e um foi na minha casa e ainda tem um pedação de bolo que está uma delicia, rs, vou tentar distribui-lo amanhã.

    Sabem eu não tinha o costume de tomar água, aprendi aqui.
    Hoje em dia trabalho com uma garrafa de 1,5 ml do meu lado e sempre tomo ela todinha…no caminho para o serviço tomo uma de meio litro, assim fecho a cota dos 2 litros, mas sempre tomo mais, porque bebo água de manhã quando acordo e antes de dormir…

    Este final de semana estou pensando em fazer yakissoba de frango, é light né ?rs

    Beijos

  4. Caramba! Como eu bebo puca água (2 l por dia!) Se essa conta pesoxml estiver correta e teho que tomar 14 litros por dia! Caraca!Sou lactante, entao são150 ml por kg… 93 kg… caraca!será??? passaria o dia todo bebendo e não daria conta, ainda assim!

    Beijo e boa sexta à todas!

  5. Gente eu odeioooo ficar bebendo água, até porque na sala que eu trabalho não tem bebedouro, aí tenho que ir pegar em outra sala loooonge.

    Mas, em prol da nossa causa, estou enchendo uma garrafinha de 500ml de manhã e outra a tarde. Também bebo mais uns dois copinhos quando chego em casa.

    Quanto ao desafio.. Até agora, acho que estou indo bem na alimentação, sem fazer exercícios né!!

    Bjoo

  6. Oi Gente bonita!!!

    Graças a Deus não tenho problemas com a àgua,mesmo quando não tenho sede, bebo,pois sei o quanto ela é fundamental para o nosso equilíbrio e quero ficar bem, né!?

    No Desafio estou indo bem…o cuidado é com o final de semana!!!

    Super Bj

  7. oi “familia”, como diz a dori. Achei muito bacana isto.
    pois é, agora que entrei no vigilantes percebi que bebo pouca agua. tenho me esforçado pra mudar isto.
    hoje to chateada pois ontem era dia de me pesar e não emagreci nada….snif nem uma grama a menos!!! mas tb não engordei!!!
    mas como a gente se sente desanimada né.
    fiz uma semana certinha, fiz meu diario e controlei a RA, e voltei a fazer exercicios???
    a orientadora acha que estou na TPM, ou bebi pouca AGUA ou acha que segui a RA mas acabei cometendo algum erro……
    bom ontem tive uma janta , achei que acabaria comendo muito pois estava chateada. hoje estou feliz pois isto não aconteceu. Consegui driblar o baixo astral e me mantive na RA!!!!! segui firme e forte na luta. bom findi meninas!!!!
    beijocas!

  8. Menina, passei muitos anos da vida bebendo apenas 2 dedinhos de água, vivia com dor de cabeça e não sabia por que….até que um dia engravidei e o que mais queria era beber água, bebia muito…e desde então, não senti mais dor de cabeça por falta d’água, e tb não consigo ficar sem beber pelo menos 2 lts. Faz toda a diferença na vida da gente…o q eu bebia no lugar de água? Coca-cola no almoço e jantar…infelizmente. Mas hj esta situação mudou completamente.

  9. OLÁ LINDAS, LINDINHAS E LINDONAS …
    Eu logo que levanto encho uma garrafa de 2 litros de água e me obrigo a esvazia-lá durante o dia, tenho conseguido …mas confeço que não é fácil … parece que dá um nó na gargante, sei lá…. rsrsrs
    Beijo e força a todas!!!

  10. Oi LU, Oi Meninas!

    Uma coisa que aprendi com a RA foi a beber água! Bebo tranquilamente 2 litros de água por dia ou mais. As vezes bebo 1/2 liltro de uma vez! Gosto muito hein…
    Mas a minha RA num tá muito boa, só chove aki. E estou na TPM, tá dificil de controlar, ainda mais de noite. Mas vou melhorar, se Deus quiser!

    Tenham um ótimo fds!

    bjos.

  11. Oi pessoal.
    Matéria muito importante! A água é fundamental, pena que muitas vezes nos esquecemos dela!
    Estou conseguindo tomar 2 litros diariamente, a única dificuldade ou chateação, é a quantidade de vezes que preciso ir ao banheiro fazer xixi..rsrs
    Fora isso td certo!!!!
    Hj consegui fazer 1 hora e meia de caminhada! Estou muito feliz!
    Bjo e muita determinação a todas!
    Iremos conseguir nosso grande objetivo!
    Fabi

  12. Hello,meninas!
    Ainda bem que consigo beber água tranquilamente ,mas os exercícios….A endocrino me propôs caminhar,mas aqui no Rio de Janeiro tem chovido todos os dias desde que começou o desafio.
    Beijos e força para todas!
    Andréia

  13. Olá Meninas,
    tá dificil beber água viu? Mas temos que nos esforçar.

    RA em ordem, dieta dos pontos correta, sem pé na jaca, sem trocar uma refeiçao saudavel por um pedaço de pizza, sem comer doce desde o dia 6 de janeiro, muita verdura, legumes, laticionios, tudo certinho. A nutricionista disse que as anotaçoes mostram que estou comendo perfeito!

    só um detalhe.

    NÃO PERDI NADA EM 1 SEMANA.

    e caminho diariamente 40 minutos em ritmo acelerado.

    é desanimador. MAS EU NAO DESISTO! fiquei brava, triste, chateada….e fui caminhar mais hahahaha

    é f…..

    beijo..

    1. Carol (Pode, neh?),

      Vc pode ter perdido peso ganhado músculo, por isso o peso ñ diminuiu.

      E ganhar músculo significa ñ soh ficar mais durinha, ágil e resistente, como ter uma fonte poderosa d consumo d calorias!

      Bisous

  14. Oi gente, Lu…
    Não gosto muito de beber água não, mas no ano passado tive uma crise renal por conta disso, desde então tento beber sempre e quando me esqueço os meus rins lembram.. :)

    A matéria é ótima!!

    Bjim

  15. Realmente beber água é importantíssimo. Eu, particularmente sinto como se a água saísse arrastando as impurezas do meu organismo e fico mmuito preocupada se fico um dia sem tomar a quantidade mínima de 2litros, coisa que raramente acontece.
    Beijos garotas

  16. Lu,

    O meu peso inicial eh 65,3kg, mas acho q vc entendeu q este eh meu peso desejado.

    Am… Bebo muita água, sempre. E mesmo assim tenho muuuita celulite, aff.

    Mas iria ter mais ainda se ñ bebesse o tantão q eu bebo, eu acho.

    Bisous

      1. Tah, então eu que tinha entendido errado, posto o peso inicial na pesagem, sim.

        Outra coisa: tomei a liberdade de responder ao comentário da Carol, achei que pudesse, fosse comum…

        Mas agora vi que soh vc responde.

        Desculpa-me se me meti onde ñ devia e bisous

  17. Minha alimentação esta indo bem, to falhando nas caminhadas mas já já tomo jeito. Eu bebo água com a maior facilidade, se bobear até quando acordo demadrugada bebo água. Um super beijo pra vcs!

  18. Olá Gente!!

    Como dizem água é vital ….. para nossa sobrevivencia;

    Amo água, gosto muito mesmo sou responsavel por 90% do consumo em minha casa…..

    Então gente depois desta aula que é essa materia…. vamos beber água.

    Beijos!!

  19. Oi Lu achei muito importante o seu post sobre a água, principalmente agora que acabei de saber sobre a modelo Mariana Bridi, que nesta sexta feira dia 23 teve suas mãos e pés amputados devido á uma infecção urinaria grave.
    Eu fiquei muito assustada e até achei que fosse mentira, mais uma notícia boba da internet mais pesquisei e realmente é verdade.
    Eu sempre tenho infecção urinária çhego urinar sangue e nunca dei importância, como passo dias sem beber água( só bebendo sucos e refrigerantes) sei que assim que começo beber bastante água minhas dores somem.
    Como sou sem vergonha só lembro de beber mais água quando volta a doer.
    Assim que resolvi emagrecer também resolvi dar a devida importancia a água e estou bebendo 2 litros de água diariamente.
    Mais a notícia sobre a Mariana me chocou e assim que li a matéria pessei poderia ser comigo.
    Peço a Deus que seja feita a vontade Dele e que nos de sabedoria a compreender os Seus planos.
    Beijinhos a Todas

  20. Oii Lu td bem ???
    To controlando as calorias, mas exercício ta difícil, chove tds os dias. O chá eu não achei pra comprar, acho que vou pedir pra minha mãe mandar do Brasil pra mim, mas vamos ver hehe
    Olha, tem uma brincadeira pra vc no meu blog, dá uma passadinha por lá =)
    Bjuss

  21. Muito boa a matéria! Eu bebo muita água…e por falar nisso, alguma de vocês tem a balança Plenna que mede a gordura, a quantidade de líquido, musculos e os ossos?

    Estou pensando em comprar, mas me parece surreal o que ela promete! Alguém pode me dizer, caso a tenha, se gostou das estimativas?

    Boa sorte a todas!

  22. Ok.. Lu

    Sem problemas, é que tinha lido num post antetrior que a pesagem incial ia até segunda feira. Acho que entendi mal.

    “Peso inicial: Ficará disponível até segunda-feira, para acessar clique AQUI ou vá em “Pesagem”.”

    Mas tudo bem..

    Beijos

  23. Oi Lú…
    Comigo aconteceu a mesma coisa que a Danielle Balata…hoje fui façeira colocar minha pesagem inicial pois tb tinha lido em um post anterior onde dizia que a pesagem inicial iria até segunda-feira… só comentei para justificar pois tenho o maior respeito pelas normas impostas por vc no desafio!!!
    Ok?? beijos

  24. oi lu,
    sabe que no brasil tomava mais agua…. a agua daqui tem bastante calcario e é horrivel.. temos de comprar em garrafa e nao tem galoes como no brasil entao acaba ficando caro..
    esqueço mesmo de tomar agua aqui e tenho de me policiar sempre…
    o desafio esta indo.. quero pegar firme na academia … mesmo com esse frio nao posso desanimar..
    b js dani

  25. Amei essa matéria!!!
    Só fiquei com uma dúvida…Qual o tempo necessário de espera antes e depois das refeições para se beber algum tipo de líquido?

  26. Bem legal esta matéria!!!!

    Na verdade, eu também bebo pouca água… acho que é por preguiça mesmo, sabe???

    Mas como a boa alimentaçao, é questao de disciplina, né??!!

    Um abraço, moças!!!!

  27. Oi meninas !!!

    Excelente esta matéria da água Lu…antigamente era um sacrifício tomar água..somente em último caso, mas de 3 anos para cá eu comecei a me habituar e hoje bebo muita água, passo dos 2 litros quase todos os dias e sinto que o organismo responde e agradece.

    A R.A precisa de melhoras.. aliás muitas … o chá corretíssimo 3 xic por dia.. agora esta chuva que cai sem trégua não me deixa caminhar…

    Beijoss

  28. Oi Lu!

    Aprendi a beber a quantidade necessária de água com o desafio e posso garantir que sai ganhando muito com isso! A pele fica melhor, o inchaço e a dor nas pernas desaparecem e isso é ótimo!!!!!

    Bj pra todos

  29. Oie..!
    Adorei essas coisas que diz aí eu naum sabia que tinha que beber 8 copos d’água nossa foi muito interessante
    Adorei tudoo !!
    [i]Bejuus²!!

  30. oi lu
    uma pergunta
    sou muito vaidosa como adequadamente me cuido e tal,porem passo ate dois dias sem colocar uma gota de agua na minha boca
    gostaria de saber o que a agua pode ajudar na parte estética
    obrigada….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>