Você corta o jantar achando que vai emagrecer?

Olá queridos, como estão? Como foi a semana?  :) , conte-me tudo, não me esconda nada, risos.

Por aqui tudo corrido por causa da minha mudança no final da próxima semana, mas vai dar tudo certo.

Hoje uma reportagem bacana sobre alimentação ;)

Você corta o jantar achando que vai emagrecer?

Se a resposta for positiva, trate de rever rapidinho o conceito. Ao adotar tal conduta, o resultado será totalmente o inverso

por Vitor Cavalcante

Domingo à noite é o dia internacional da famosa promessa de iniciar um regime. Além de cortar as guloseimas, leiam-se doces, sobremesas calóricas, refrigerantes e outras coisinhas mais, é muito comum ouvir a mulherada afirmar orgulhosamente que eliminará o jantar. Ninguém sabe precisar de onde surgiu esse mito de que abolir essa refeição resultaria em perda de peso. O que muita gente não sabe, entretanto, é que essa experiência pode trazer um resultado contrário, ou seja, em vez de emagrecer, a pessoa acaba ganhando alguns quilinhos a mais.
De acordo com a nutricionista Sônia Trecco, chefe do Serviço de Atendimento Ambulatorial do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, na Capital, com o intuito de afinar a cinturinha, muita gente substitui um prato saudável (arroz, feijão, legumes, saladas e carne) por lanches que julgam ser mais leves. “Tais opções, no entanto, costumam ser mais calóricas. Após alguns meses, quem adota esse hábito ganha sobrepeso e aquela que já era gordinha tende a ficar obesa”, explica.
Mas não é só isso. As que cortam radicalmente o jantar desconhecem um dado importante: o corpo também queima calorias durante o sono e, portanto, precisa de nutrientes para manter suas funções vitais no período noturno. Sem alimento, esse gasto energético basal fica comprometido. Resultado: acostumado à baixa ingestão alimentar à noite, o organismo preserva a gordura como combustível, dificultando, dessa forma, a perda de peso. “Além disso, essa pessoa que ficou em jejum por um longo tempo não vai ingerir as vitaminas e os minerais necessários, pois acabará descontando a abstinência com alimentos mais calóricos, nem sempre nutritivos. Ou seja, ela não se alimentará corretamente”, alerta a nutricionista Luciana Coppini, do Ganep Nutrição Humana, em São Paulo.

Efeito cascata E tem mais: quem abre mão do jantar pode ainda desenvolver outros problemas, como gastrite e hipoglicemia, pelo fato de permanecer em jejum por muito tempo. Celina Lucena de Mattos, de 36 anos, é uma dessas mulheres que já dispensou essa refeição para emagrecer e não conseguiu atingir seu objetivo. Atualmente, após passar por um processo de reeducação alimentar, ela comemora os cinco quilos a menos. “Vai chegando a idade e temos que ter consciência. Perdi peso em quatro meses comendo normalmente”, afirma. Sua história começou a mudar quando a filha Andreza teve um problema de tireóide. Resolveu, junto dela, seguir um cronograma alimentar mais rígido, prescrito pelo endocrinologista. “Hoje, inclusive, ela se alimenta a cada três horas. O outrora temido jantar? Agora reúne verduras, legumes, carne (branca ou vermelha) grelhada, arroz e feijão.
Sim, Celina confessa que não coloca grandes porções no prato, mas o fato é que ela e os familiares fazem todas as refeições do dia e, ainda assim, conseguiram perder peso. Quer mais um motivo para não abandonar o jantar? Sua falta pode ser um grande empecilho para o sono tranqüilo. Com ausência de alimento, o corpo fica sem energia. Logo, não repousa adequadamente. “De acordo com estudos multicêntricos, os sintomas mais observados, nesse caso, é o aumento da irritabilidade e dificuldade para dormir, além da ansiedade. Assim, estamos diante de verdadeiros gatilhos para o ganho de quilos extras”, completa Luciana.

Todas as refeições são importantes Além de não atingirem a perda de peso almejada, as pessoas que deixam de jantar acabam cometendo deslizes no café da manhã e no almoço. Elas também sofrem de compulsão alimentar durante o dia, o que resulta em maior ingestão calórica e, conseqüentemente, em ganho de peso. Sônia orienta seguir um ciclo de pelo menos cinco refeições diárias, sendo o jantar a última delas. O ideal é que este seja realizado entre 19 h e 20 h. Há também a possibilidade da sexta refeição, conhecida como ceia. Ela é indicada para pessoas que trabalham e/ou estudam até tarde, assim como adolescentes, idosos, gestantes e diabéticos.
Quem não tem o hábito de dormir pouco tempo depois do jantar ou ainda faz essa refeição muito cedo também deve ser adepto da ceia. Diversos estudos comprovam, inclusive, a eficácia e os benefícios da ceia. Uma pesquisa da Universidade de Limburg, Maastricht, na Holanda, por exemplo, mostrou que fazer seis refeições ao dia, ri cas em proteínas e com baixo nível glicêmico, ajuda a manter o sono saudável, promover a saciedade e o bom funcionamento do metabolismo. Além disso, essa rotina previne a irritabilidade e o aumento do nível de açúcar no sangue. Outro estudo, da Universidade Estadual da Geórgia, EUA, sugere que o ritmo de apenas três refeições ao dia faz acumular mais gordura quando comparado com uma dieta de seis refeições diárias. Na primeira opção, a tendência de ingerir mais comida é maior. É bom lembrar, no entanto, que, se você fizer seis refeições e abusar nas calorias, os benefícios vão embora.

Jante e emagreça

Depois de ler toda essa discussão, provavelmente você está em dúvida sobre quais são as melhores opções para um jantar. Acompanhe algumas dicas de especialistas. Há ainda as sugestões de ceia para quem fica acordada até tarde da noite. “E atenção: evite comer e beber na mesma refeição, para facilitar a digestão e prevenir refluxos e azia. Procure escapar de preparações com muita gordura e açúcares”, lembra a nutricionista Mirela Ferreira, da Faculdade Integrado Inesul, em Londrina, PR.

No jantar, opte por:
● 1 filé médio de peixe assado com ervas
1 prato raso de salada de agrião, pepino e cenoura
1 fatia de torrada integral
1 fruta OU

● 2 col. (sopa) de arroz,
1 col. (sopa) de feijão
1 fatia de carne assada (maminha)
1 col. (sopa) de abobrinha sauté
1 prato raso de salada de alface e tomate
5 morangos OU

● 1 filé médio de peito de frango com mostarda
1 prato raso de salada tropicália (alface, agrião, grapefruit, abacaxi, mamão, cebola roxa com vinagrete de mostarda, limão, azeite, suco de laranja, vinagre de maçã, adoçante, sal e pimenta calabresa)
1 pote de flã de kiwi OU

● 3 col. (sopa) de risoto de arroz integral de shiitake
1 prato raso de salada de alface com palmito e damasco seco
1 salada de frutas com granola OU

● 1 prato de sopa de vegetais: cenoura ou abóbora com chuchu ou abobrinha, vagem e repolho ou espinafre com carne bovina magra ou frango sem pele

● 1 prato raso de macarrão ao alho e óleo mais brócolis
2 fatias de carne cozida (lagarto)
1 prato raso de salada de rúcula com tomate e cebola
1 laranja ou mexerica OU

● 2 fatias de pão integral com queijo cottage ou ricota ou mussarela de búfala com peito de peru
1 prato raso de salada de agrião com nozes e uva
1 col. (sopa) de figo em compota light

Na ceia, opte por:
● 1 copo (200 ml) de leite batido no liquidificador com 1 fruta OU

● 1 xíc. de chá de erva-doce com 1 biscoito integral OU

● 1 sanduíche com 2 fatias de pão integral light com queijo branco ou cottage OU

● 1 pote de gelatina ou 1 barra de cereal OU

● 1 iogurte natural acompanhado de queijo-de-minas OU

● 1 copo (200 ml) de leite com café (adoçante) e ½ pão com margarina ou requeijão ou três bolachas tipo água e sal OU

● 1 prato de caldo de vegetais

Revista Dieta Já

Bom final de semana! :)

Beijocas,Lu.

46 thoughts on “Você corta o jantar achando que vai emagrecer?

  1. Adorei as dicas da ceia, podemos variar muito, eu normalmente como uma fruta e algumas vezes tomo só um chá branco com limão, agora vou poder aproveitar e variar mais..
    Adorei a matéria, muito bem explicadinha.
    Lu, valeu!! E boa mudança…

    Bjim

  2. Bem knt a mim tenho que admitir que nao anda mt bem…enfim!!!asneiras atras de asneiras….só eu mesmo!!
    adorei a reportagem!!!

    obrigada pelas dicas!!!

    beijao

    Juh

  3. Olá… Bom dia a todos!

    A minha RA está “bem”, não tenho cometido exageros, mas passei 3 dias na casa de uma amiga e nem sempre pude fazer escolhas mais saudáveis! Vamos ver como vai correr minha pesagem dessa semana!

    A matéria é mesmo interessante, tenho aprendido muita coisa aqui no blog! E nunca pulo nenhuma refeição, que são sempre 6 por dia!

    Bjinhos e bom fim de semana a todos!!!

  4. Adorei o post de hoje.

    Costumo jantar, o que não quer dizer que seja sempre arroz, feijão… janta pode ser uma bela salada, uma sopinha, um pedação de melancia, um sanduiche saudável…

    Janto sempre porque aprendi que meu metabolismo é lentíssimo e se eu pular refeições ele só vai ficar mais lento. Então procuro fazer refeições de 3 em 3 horas, para acelerá-lo e assim queimar mais calorias.

    Se não estou com muita fome, como uma fruta, iogurte, algo levinho. Se estou com fome, janto geralmente uma proteina (carne, peixe, frango…) com salada.

    Tá funcionando!

  5. Oiiii

    Eu janto normalmente!
    Sopa
    Conduto: 100 gramas de carne ou peixe ou um ovo + arroz ou massa ou batata + salada
    Fruta

    A nutri disse para eu jantar igual ao almoço…. e a verdade é que continuo a diminuir no peso….. Segundo ela o problema não está em comer… mas sim na combinação dos alimentos…..

    Beijocas e bom final de semana

  6. Oi Lili td bem? Excelente matéria como sempre! :-))
    Minha R.A tem caminhado direitinho um ou outro escapezinho, mas coisa pequena…rsrs…Estou feliz já eliminei 3 quilitos….hehe
    Apesar de estar me alimentando direitinho tô com o estômago ruim, tô inclusive com estomatite…ai um sofrimento!
    Quanto ao jantar, janto todos os dias direitinho: arroz, carne, verdura e legume, sempre obedecendo as quantidades!

    Bjs e Um ótimo Fim de Semana!!!

  7. Oi Lú, tudo bem?
    Confesso que não estou conseguindo fazer “dieta” mas estou comendo melhor e conseguindo ir ao banheiro todos os dias, coisa que pra mim era um sacrifício!
    Adorei a matéria….Muito interessante como sempre.
    Eu geralmente não janto muito, somente quando estou anciosa!

    Beijos e fica com Deus
    Boa mudança querida :)

  8. Matéria sensacional..
    Eu nunca deixei de jantar, o que eu faço é comer coisas leves, até por que mesmo antes de começar a R.A eu sempre tive problemas para durmir de estomago cheio, por isso já me habituei a comer coisas leves depois das 18hs.

    Beijos Lu e otimo fim de semana.

  9. Adorei a matéria, eu tinha esse pensamento de não jantar e depois que comecei a fazer a R.A e comer de 3 em 3 horas, vi a importancia e depois disso consegui eliminar os 10 kg. Bjs a todas!

  10. minha semana foi ótima e light

    me comportei muito bem e resisti a muitas tentações

    meu emagrecimenro agora esta mais lento … depois de

    eliminar 11 kg acho que é normal né …

    Mas estou super animada em chegar logo a 60 kg

    por isso vou continuar fazendo tudo certinho !!

    beijos

  11. Olá!
    Adorei esse post de hoje :)
    Sim, admito que ando a portar-me mal ao jantar…às vezes por preguiça de o fazer :)
    Este tempo frio também trouxe a vontade de beber coisas quentes…vai dai o jantar é um copo de leite quente com umas bolachinhas :(
    Vou tentar mudar, ontem já comi normal…mas num prato bem pequeno!

    Beijinhos grandes e bom fim-de-semana.
    Algodão Doce

  12. Oi Lú,

    Confesso que não estou seguindo o desafio 100%, tenho feito exercício umas 3x por semana e tomado apenas um xíc. de chá verde por dia (quando tomo)…comendo alguns purpurinados…

    Tenho dificuldades no jantar porque faço faculdade. Pego um lanche natural sem maionese na faculdade e como uma fruta na hora de dormir…

    O horário noturno é o que tenho mais fome…mesmo quando essa moda chegou, nunca consegui deixar de comer a noite, achava impossssível..rs

    bjos e bom fim de semana p/ todas!!!!

  13. Oi Lu, oi meninas!

    Mais uma materia 10!!!

    Eu não tenho o habito de jantar, as vezes tomo uma sopa, as vezes um sanduiche leve, e ultimamente só um lanche leve, e frutas. Pra mim tá ótimo, já me acostumei assim, e faz muito tempo que não janto.

    Boa sorte a todas e ótimo final de semana.

    Bjos Lu.

    • Ah, meninas, ia esquecendo de contar a novidade para vcs, hj vesti uma calça jeans, cintura baixa que fazia 4 anos que eu não entrava nela, mas deixei ela guardada, e hj foi o dia de tira-la do armario hehehehehehehehehehe, nimguem mais me segura, pois hj eu tive PROVA DE QUE SE EU QUERO, EU CONSIGO!!!!!!!!!!!!!!

      Meninas, DESISTIR JAMAIS, pensem nisso.

  14. Oi Lu , estou meio sumida, né!
    Não sei o porque estava indo tão bem com a dieta dos vigilantes do peso, mas faz 1 1/2 semana que não estou conseguindo fazer direito, estou estrapolando muito, estou muito anciosa, peso desculpas pela minha sumida, não tava com coragem nem de entrar no blog, acho de vergonha, peso na consciência de estar comendo de mais.
    Ah, meninas preciso de ajuda, preciso me animar novamente, amanhã vou na reunião vp, para ver se me da up, e começar novamente , já sei que engordei né.
    Lu estava pensando de semana que vem cortar a janta, para recuperar o tempo perdido, mas depois que li esse texto mudei de ideia!!!

    Muito obrigada Lu, parece que vc le nossos pensamentos,
    um beijão grande para todas.

    Prika.

    • para com isso eu tenho certaza que vc consegue fazer regime e so vc nao comer muito na janta e nem no almoço durante a tarde vc toma bastante suco ou agua porque eu to tentando fazer um regime tambem mais eu nao to jantando e eu to me sentindo bem ,porque eu comprei duas blusas tomara quicaia e eu achei que nao ia entrar em mim so qui entrou e fico perfeito em mim eu perdi muita barriga .porque eu antes da chuva começar eu e minha vizinha nos fazia caminhada juntas .eu em 2009 fazia caminhada e nao jantava e eu emagrecia vc nao jantando nao tem problema nenhum e so na hora do jantar vc comer frutas maça;laranja.mamao.,e bastante suco e agua resolvi mais evita comer qualquer tipo de besteiras ai sim vc vai ficar com um corpitio muito legal;;;;;beijoooooosss~´~]~´[]laissa

  15. oi lulu otima materia eu nunca tive esse pensamento de nao jantar (vontade é que não me falta) pois é o horario que tenho muita fone mas ja tou me controlando

    ja copiei o cardapio otimoooooooooooooo

    bjs e bom final de semana

  16. Olá Lu,meninas!
    Bem,devo confessar que anos atrás em minha ignorância total,fazia justamente isso…eliminava o jantar,ficava faminta,e engordava mais.Hj,não me sinto bem comendo comida,e sim lanches saudáveis.Mas,ficar sem comer nada,AH! isso não faço mais mesmo!!!
    Obrigada minha amda Lu,por mais estas informações e dicas valiosas.
    bjus

  17. ou lu, nao corto o jantar nao.. mesmo pq nao consigo hehehe tenho muita fome a tarde e a noite … mas manero na comida desde o almoço.. diminuo, … como sopa, salada..
    bjkas dani

  18. Oi Lu, oi pessoal!!!
    Eu cortava meus jantares…E isso so piorava…., pois no dia seguinte eu descontava tudo no almoço ou ainda comia carboidratos à tade…, bastante….
    Hoje eu aproveito que o meu querido que faz sopas, filés de peixe entre outras coisas sem carboidrato para comer à noite, janto normalmente…..sem carboidrato;

    é isso…, acho q agora estou vendo mesmo o resultado..

    Bjus,

  19. Oi, LU!
    Ufa!se todas semanas até o fim do desafio forem como essas, vou ter um ótimo resultado.Foi bem diferente do normal.Não tive fome e teve momentos que até esqueci de comer, por incrível que pareça.
    Beijão e bom findi!

  20. Oi LU
    Adorei este post… tudo o que está escrito eu já sabia e sigo, o melhor foi mesmo as alternativas ao jantar e ceia, que muitas vezes falha a imaginação, mais uma vez uma matéria muito interessante, obrigada Lu

  21. Olá

    Confesso que minha semana em termos de RA, está um ‘lixo’.
    Mas … não vou desistir! Hoje consegui fazer uma hora de esteira e controlar melhor meu cardápio e ‘vamo que vamo’.

    bjs

  22. Bom, eu não corto o jantar, até porque essa é a hora em que tenho mais fome, ahahaha… Mas procuro evitar os carboidratos refinados nesta hora.

    Pelo que vi na reportagem, preciso melhorar ainda. O que eu faço é uma vitamina com leite desnatado, alguma fruta, aveia, linhaça, farinha de casca de maracujá e mel ou açúcar mascavo pra dar uma adocicada, mas pouco.

    Beijão!

    FUIZ…

  23. Eu faço dieta desde os 11 anos mais ou menos hoje tenho 26 e noto como as coisas mudam e como este mundo de dietas mudou…há alguns anos atras o que importava era comer o menos possivel, já cansei de ter hipoglicemia…depois foi a vez das dietas miraculosas do tipo “dieta da sopa” tomei durante 4 dias e desmaiei…
    Agora as pessoas estão esclarecidas ou no minimo procurando se esclarecer, lógico que ainda vemos aquelas matéria em revistas: “emagreça 5 quilos em uma semana…” Mas as coisas estão mais as claras…
    E acho importante matérias como essas, quando penso que muita gente já morreu e morre por conta dessas loucuras…dizem que obesidade virou um lucrativo negócio, acho que talvez seja isso mesmo, por isso que é bacana nos protegermos, por isso que é bom conhecer blogs como esse pra sabermos com quem contar e até onde podemos ir, nada vale mais do que nossa saúde e como digo: pode demorar mas o importante é que aconteça! E assim a gente vai indo emagrecendo com saúde…
    Sei que me estendi demais mas é que precisava desabafar, rsrsrs
    bjoss

  24. Oi Lu!
    Adorei a matéria e as dicas mais ainda, rsssss! Eu vario um pouco, tem dias que tomo uma sopinha Vonno, com uma fatia de pão integral light, já outro dia, 1 copo de leite desnatado com 3 biscoitos de agua e sal, e em outro, 1 copo de iogurte light desnatado, mas pular refeições de jeito nenhum.
    Beijos e um excelente final de semana!

  25. Eu não consigo dormir sem uma boa refeição, sempre jantei, o que hoje seí é que não posso exagerar, tenho que ter bom senso no tamanho das porções, muitas vezes peso cada colher de requeijão para não me enganar, saber o que estou colocando dentro de mim.
    Boa semana
    Bjocas a todas
    Daiene

  26. Boa tarde,
    querida é a primeira vez que leio sua matéria gostei muito,sou diabética dependente de insulina e estou fazendo uma redução alimenta vou fazer a cirurgia bariatrica pois tenho neuropatia diabética, glaucoma,ja fiz regime emagreci mais depois da minha gestação não consigo mais chegar ao peso que tinha,é muito difícil para mim estou caminhado todos os dias tenho fé que vou consegui o meu objetivo,saúde uma aparecia melhor estou casada de no ônibus se confundida com grávida, e no final fico eu com vergonha e a pessoa que mim oferece o lugar também, pedem discupar pra mim e eu fico super envergonhada,beijos e obrigada.

  27. O Autor(a) é incoerente, engraçado meu amigo você coloca como título esta pergunta ” ficar sem jantar emagrece?” , era pra responder esta pergunta e não a de que os lanches que alguém come tentando substituir o jantar. Se o cara quer emagrecer sem jantar ele não pode comer nada a noite, como eu fazia, eu não jantava mas não comia nada, só almoçava, e mesmo assim no almoço não comia nada de frituras e a quantidade que eu comia era quase a de uma criança.

  28. A matéria pode até estar correta, porém ficar sem jantar emagrece sim.

    Eu perdi 20 kg em 1 mês apenas almoçando.

    Pode almoçar o quanto conseguir, porém só vai comer no outro dia no almoço.

    Após atingir o nível desejado de emagrecimento (Kg) faça uma reeducação alimentar.

    Tenho 3 amigos que também fizeram e tiveram resultados acima de 12 Kg em 1 mês.

  29. cortar a janta emagrece sim!
    tanto que vou voltar a essa prática.
    antes de casar (pela segunda vez) eu fiz essa dieta por 2 anos, e emagreci mais de 50 kilos. de 135 fui para 78. e fiquei estável enquanto não jantava.
    daí me casei de novo, abandonei a dieta e ferrou tudo!
    por isso vou voltar a não jantar.
    e ainda pode comer uma maçã, ou uma outra fruta se sentir muita fome.
    tem também o shake da herbalife que ajuda no começo. depois ele não faz mais efeito e dá para abandoná-lo.

  30. Adoramos pelas dicas muito bem explicadas, eu e minha esposa estamos siguindo todas as dicas de alimentação, e estamos muito satisfeitos, agradeçemos de todo coração: Lando&Sú

  31. Pedro, vc está correto!! Boas dicas mas moças, tomem cuidado com a informação do tipo: vc tem que comer de tudo mas comida leve!! A pessoa que vê isso e não tem condições muitas vezes de comprar alimentos menos caloricos acaba JANTANDO o que tem em casa. Conclusão: pode malhar o que for que não emagrece não!! Se a pessoa já passou dos 18 anos, já cresceu o que tinha que crescer rss, comer fruta a noite ou uma vitamina com cereal já basta, com certeza no outro dia vai perceber grande melhora…enfim…a conta é muito simples, pra emagrecer tem que fechar a boca e fazer uma dieta mais protéica!!

  32. eu cortei o jantar no maximo que como no jantar sao verduras cozidas saladas no maximo um franguinho grelado. tomo café normalmente. não como doces nem refrigerantes a não ser o refri zero, to comendo aquelas bolachinhas minuto de 3 em 3 horas tipo 3 horas dpois do almoço e no meio da manha.. perdi 10kg ja estou perdendo em media 1kg por mes teve um mes que perdi 1,7 kg mas fim de semana com preguiça de fazer comida eu não to comendo quase nada infelizmente tem fim de semana que fico so no cha e nas bolachas de 3 em 3 horas. mas de qualquer forma estou perdendo peso ainda eu estava com 76 ja estou com 66kg e essa semana nao me pesei ainda. Mas estou fraco e deprimido triste como sempre.

  33. Tenho 17 anos e estou a dois dias sem jantar a noite. É pessimo porque eu sou acostumada a comer muito a noite. Dai cortei de vez da muita dor de cabeça mas eu acho que so é no inicil depois acostuma. Vamos ver no que vai dar essa loucura ne rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>