Dicas de motivação para emagrecer

Ola queridos, como foi o final de semana? :)

O dia de pesagem sera na sexta-feira e o dia do cardápio na segunda, ok?

Qto a pesagem, vai ficar disponível de sexta a domingo, depois não sera mais possível deixar o peso, nem na próxima pesagem, ok? Assim fica mais organizado.

Sobre o dia do cardápio, é uma forma de termos uma idéia do que o outro esta comendo, pegar dicas… sera toda segunda-feira (com exceção desta), porém o bacana seria cada um anotar o que comeu no domingo e colocar na segunda. Eu sei que no domingo muita gente (inclusive eu as vezes) sai da r.a , regime… MAS é uma forma de nos controlarmos, se fosse tudo fácil não seria desafio, né? ;)

Dicas de motivação para emagrecer

Como a pessoa pode estar sempre motivada para agir em seu benefício e das pessoas que a cercam? Como superar as dificuldades próprias da vida?

A resposta é bem conhecida: a pessoa deve estar preparada para transpor os obstáculos e conquistar os seus objetivos. Essa resposta parece simples, mas na verdade não é. Há inúmeros fatores intelectuais e emocionais que influenciam a motivação e que impulsionam ou não a pessoa a agir adequadamente a seu favor.

1- A maneira como cada indivíduo lida com suas emoções dificulta ou favorece a sua capacidade de pensar, de superar os seus problemas e de alcançar os seus objetivos. A imagem que cada um tem de si mesmo regula a energia interior necessária para as ações.

Quando alguém se considera incapaz de fazer algo, fica muito difícil fazê-lo. Muitas pessoas desanimam facilmente, pois o desânimo tem grande poder de sedução e o derrotismo e o vitimismo podem ser tentadores.

2- Durante a vida fazemos nossas escolhas e cometemos erros e acertos. Quanto mais escolhas fizermos e nos responsabilizarmos por elas, mais capacitados ficaremos para agir corretamente. Quanto mais culparmos os outros por nossas escolhas erradas, menos autônomos e mais dependentes seremos. Manter vínculos com pessoas capazes de dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de tábua de salvação. Cada pessoa deve encontrar a melhor solução para si mesma. O auto-conhecimento é a base para qualquer mudança de vida e muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode facilitar esse processo.

3- A psicologia tomou emprestado da física o conceito de resiliência, que é a capacidade de um material resistir a impactos sem quebrar, para explicar a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com problemas e impulsionar sua vida quando confrontadas com adversidades. As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir seus objetivos constituem um exemplo de alta resiliência.

““Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa.”
Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já estabelecida. Não adianta a pessoa reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é de maior agravamento dos problemas dia após dia, podendo surgir sintomas de angústia, depressão, úlcera, labirintite e outros distúrbios psicossomáticos.

4- Por que muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm tanta dificuldade em perder peso? Porque provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento. De forma simplificada, podemos dizer que essas pessoas ficam presas num círculo vicioso que as impede de atingir seus objetivos. Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se.

Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa. A tentativa de realizar expectativas ou sonhos alheios não funciona. Só é possível comprometer-se com objetivos se eles forem pessoalmente desejados.

5- O emagrecimento duradouro não combina com alimentação sem prazer ou com guerras diárias contra o desejo e a gula. Por isso, a perda de peso ou a manutenção do peso desejado é acima de tudo um processo contínuo, através do qual a pessoa incorpora hábitos saudáveis progressivamente, os quais deverão ser mantidos de forma consciente e prazerosa.

Todos os que estão sem motivação para adotar um estilo de vida mais saudável, devem parar para pensar e reconhecer que a reeducação alimentar e a rotina de exercícios físicos são escolhas que trarão grande bem-estar físico e mental. Ao sentir os benefícios da mudança de comportamento, farão a si mesmos a pergunta: como eu

podia viver daquela forma?

Cyberdiet

Boa semana!!!

Beijos,Lu.

49 comentários sobre “Dicas de motivação para emagrecer

  1. Poxa Lu que mensagem bacana, confesso que já penso assim, como deixei ficar como fiquei e não fui a luta, não adquiri habitos saudáveis, não pratiquei exercícios físicos, me sinto bem melhor agora, me sinto mais sadia, mais saudável. Acho que os comentários negativos tipo ” puxa como você engordou” e o esforço de várias semanas sem se quer mexer o ponteiro da balança é o que nos deixa mais pra baixo, mas realmente se não arregaçarmos as mangas e formos a luta, vamos ficar sempre na mesma, com baixa auto-estima, depressivas, gordinhas e com péssima saúde. Lu, vou sempre lhe agradecer por um momento de desespero navegar na net e encontrar o seu site e mais ainda pelo carinho e pela dedicação que você me recebeu e tem dedicado a todas nós. E meninas vamos a luta, vamos pra nossa vitória! Bjs!

  2. Lu!!!!!!!!!!
    Me animei tanto que hoje me matriculei numa academia e comecei a ginática com força. Tô aqui toda cheia de dor, mas feliz
    rs…

    Beijão!!

  3. Oieeee…

    Gostei muito do resultado da pesagem e cardápio. Assim a gente vê como foi a semana e se controla no fds pq o cardápio é na segunda! :)

    O artigo é mtooooooo interessante!

    Eu mesmo busco vida saudável com a minha a R. A. E não quero deixa-la assim que emagrecer!!!

    Beijos e vamo q vamo…

  4. Oi Lú… adorei a idéia do cardápio na segunda para podermos postar nossa alimentação de domingo,´será um grande incentivo a não sairmos da R.A..

    Quanto ao Post acima sobre as motivações para emagrecer, nota 10, aprovo cada palavra alí colocada, acho que todos nós já passamos por um pouco disso tudo, mas eu agora encontrei o caminho: Amor e respeito por mim mesma, sem essa de não admitir minha obesidade, sem essa de culpar os outros e sim eu mesma quem fui responsável por chegar aonde cheguei, então agora depois de aprender isso tudo e quebrar muito a cara, estou começando a ter resultados positivos!

    Nós vamos vencer!!!

    Bjóksssssssss.

  5. “””provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento.”””

    Acho que está aqui o “x” da questão. Daí que seja correto mudar lentamente: 1 atitude de cada vez para que a corda não fique esticada demais (e se rompa).

    Adorei a matéria!

    Beijos

  6. Olá…
    Boa tarde meninas…
    Gostei dos dias da pesagem e do cardápio… E a idéia de anotar o domingo e postar na segunda tb é boa… Assim ficamos de olhos abertos no nosso comportamento!!!!
    Adorei o texto de hoje… Infelizmente as vezes nossa motivação só chega qdo encostamos no fundinho do poço… Mas quando ela vem não podemos mais deixar ir embora… Não podemos desanimar… Afinal só nós dizemos até onde podemos e queremos ir…
    Uma ótima semana pra todo mundo!!!!
    Beijinhos

  7. Ufa!!! Consegui entrar no blog rsrsrs estava desesperada ontem achando que tinha perdido ele rsrsrsrs
    Então, A-M-E-I o novo dia de pesagem. Eu aho que é mais motivador, ainda mais para o fim de semana pois a gente fica com dó de estragar o trabalho da semana toda,
    No mais, adorei a nova casinha do desafio viu Li?

    Beijões

  8. Olá meninas!

    Desejo a melhor sorte para todas neste desafio que se inicia. Eu já estou fazendo VP há 3 semanas e tenho certeza que este espaço disponibilizado pela Lu vai potecializar o emagrecimento de todas! Um abraço e vamos lá! Rumo ao “corpitcho” que realmente nos reflete!

    Um beijo,

    Julia

  9. Oi Lu,

    Gostei do texto. É isso mesmo, temos que emagrecer por nós mesmos, a força de vontade tem que ter origem em nós, porque tem gente que emagrece pensando em agradar os outros.

    Gostei da pesagem ficar aberta até domingo, pois, só consigo ir à farmácia neste dia. Estou planejando comprar uma balança, mas ainda não deu.

    Estou firme na RA, o meu fim de semana foi horrível no quesito RA, mas já ajustei aqui.

    Beijos,

  10. Olá
    que bom que a pesagem fica para sexta!
    Quanto à paparoca irei fazer como disses-te, na segunda coloco o que comi no domingo, assim sempre é mais um motivo para me controlar :)

    Beijinhos doces
    Algodão Doce

  11. Puxa… ficou bem bacana os dias da pesagem e o do cardápio!

    E esse texto foi bem colocado… Tudo depende de nós… de como pensar, agir e o que gostaria de ser mudado… Então, mãos a obra!!

    Beijinhos

  12. Gostei muito das dicas, e realmente, quando assumimos um compromisso conosco o resultado é muito mais eficiente. Sinceramente, a origem da minha vontade de perder peso não é para ficar “mais atraente”, eu vejo muita beleza nas gordinhas e gosto do meu corpo da maneira que ele é, mas meu objetivo é, na verdade, evitar problemas de saúde mais tarde, ter uma alimentação saudável e manter uma rotina de exercícios.

    O peso maior aumentou um pouco minha pressão arterial, passando de “baixa” para “normal”. Também o peso trás mais dificuldade para a circulação (varizes, celulite) e o coração precisa trabalhar mais. Tem a sobrecarga das articulações, e eu quero ser uma velhinha bem saudável caminhando todos os dias no parque aos 80 anos, e o sobrepeso pode comprometer tudo isso.

    Beijos meninas, que cada uma de nós encontre a força de vontade para cumprir nossos objetivos até o fim!

  13. Gente esse texto é d+!!!!
    Lu, essa foto da barriguinha me deixou fora de controle,não vejo a hora da minha ficar assim !!! rsrsrsrsr
    Gostei dos novos dias de pesagem e cardápio,sem contar que ficaremos pianinho no domingo,né?! Ninguém vai querer passar um cardápio dos horrores na segunda!!rsrsrsrs
    Bj

  14. oies,
    bom inicio de semana a todos!!!
    estou um pouco atrasada…achei que hoje era segunda!! mas nao perdi o peso pois mudou né..rsrsrsrs
    bom gostei dos novos dias, so tenho que me acostumar c a pesagem na sexta, espero nao esquecer!!!
    o cardápio achei muito bem, quero colocar tudo aqui pois preciso muito trabalhar os deslizes do findi.
    lú todas as matérias , inclusive esta, sobre as questões emocionais sempre me ajudam muito!!!!
    parabéns de novo e obrigada por tudo.
    vamos lá meninas sucesso neste semana.

  15. Oie meninas,

    Gostei muito da escolha do dia da pesagem ser SEXTA, pq temos a noção do ‘esforço’ q fizemos pra manter a linha a semana inteira.

    Gostaria de compartilhar uma frase com vcs:

    “O êxito ou fracasso de sua vida não depende de quanta força você põe em uma tentativa mas da persistência no que faz.”

    Persistência sempre!! Desistir Jamais!!!!!

    smack!!!

  16. Oi Lu…devido a correria não consegui ler o texto, imprimi para depois ler com calma e refletir, qto ao dia de pesagem fiquei um pouco triste, pois não tenho acesso a net no findi e fico preocupada de não conseguir me pesar na quinta a noite para postar na sexta, entro muito cedo no trabalho e qdo venho está tudo fechado, nem as padarias estão abertas então corro risco de não conseguir, para garantir vou tentar me pesar na quarta para postar na sexta caso não consiga pesar na quinta…ai que loucura!!!

    qto ao cardápio ficou legal por que segunda sempre reduzimos tudo para compensar o findi..

    bjs meus amores

    1. Oi Elzinha, no seu caso se vc não conseguir vc me envia na segunda,ok? Se tiver alguém no mesmo caso q vc, será aceito tb, não fica preocupada com isso :)

      Beijocas

  17. ah nao queria que a pesagem ficasse na sexta…
    mas se for para o bem de todos td bem….
    cardápio segunda…. sempre abuso no domingo… agora vou ter que maneirar.. rsrs

    amei o texto …

  18. Legal a pesagem de sexta… o cardápio de segunda colocarei o que seguirei na segunda e o que fiz no domingo tudo bem? Piois meus domingos nem sempre são de orgias alimentares, porém não tenhos horários pra nada…

    Beijos

  19. Oi Linda
    Concordo com o texto quando diz:
    “Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa”
    Quando estou extremamente motivada tudo sai perfeito e o resultado é fantastico mas quando um obstaculo me atrapalha e não consigo pulá-lo é um transtorno e dai já viu vai tudo para o buraco.
    Obrigada mais uma vez

  20. As datas para pesagem e cardápio são perfeitas para não sairmos da linha como muitas já disseram.

    Tenho uma dúvida todas temos que enviar fota da roupa que quisermos entrar? Não pensei em nenhuma.. Ou só quem quiser participar??

    Obrigada

    beijoca

  21. Olá, meninas
    Há um ano eu fiz o desafio e emagreci 11Kg em três meses. Foi o máximo, mas desisti.
    Hoje, com essa matéria eu confirmei o que já sabia. Nada pode ser mais motivador pra nós do que a nossa própria força e vontade de mudar, de querer ser reconhecida por ter essa determinação.
    Em dezembro do ano passado perdi o emprego e por isso deixei de lado a minha pós-graduação, desisti de me exercitar e me afundei numa comilança desmedida. Nada disso trouxe o meu emprego de volta e ainda deixei escapar pras pessoas a minha volta de que eu estava mal.
    Que nada. Sou guerreira e vou dar a volta por cima. Pode crer.

    1. AMIGA
      PARABENS EH ISSO MESMO–BOLA PRA FRENTE-
      EU ME APOSENTEI E FIQUEI MUITO SEDENTARIA , ENGORDEI E AGORA ESTA UMA DIFICULDADE P/ EMAGRECER.
      MAS EU VENCEREI , VOU CONSEGUIR —- VOU COMEÇAR GINASTICA E CAMINHADAS. VOU ME AMAR MAIS. ABRAÇOS
      MARGARETH

  22. Olá, Lu
    Esqueci de dizer que a pesagem na sexta e o cardápio de domingo na segunda foram estratégicos. Não podia ser melhor.
    Valeu por tudo e parabéns pelo novo blog.
    Beijos.

  23. ah! que dificil mesmo manter a motivaçao…
    para mim tem sido uma tortura estar em eterna dieta…
    ainda mais aqui solita… so penso em comer ..mas to firme viu lu! ainda mais depois de ler um texto assim… vc nao imagina o quanto me da forças…
    valeu! bsj dani

  24. Concordo com texto que os fatores emocionais influem muito na perda de peso, pelo menos é o que acontece cmg, td vez que fiko muito preocupada acabo descontando na comida e não é falta de força de vontade, mas dessa vez espero conseguir até o fim.

  25. Acho que é verdade… tenhp que confessar que quem tem me ajudado muito é o meu namorado… ter apoio emocional é muito bom, e ele me ajuda a tirar a pressão que tenho colocado em mim mesma… sempre quis emagrecer por beleza, mas agora quero emagrecer por saúde, quero viver bem e bastante… mas tudo bem se eu ficar linda também… hehehe
    Beijos,
    Dani =)

  26. Bom dia, acho q apoio emocional é fundamental.
    Minha familia nao ajuda e nem meu namorado, ela faz de td p me deixar feliz, mas nesse aspecto em nao tem sucesso, são 1:21 da madrug. e eu estou aqui chorando pq estou gorda, nada m serve, e eu ja nao sei oq fazer, nao tenho forças para nada, apenas p comer,comer e comer. Minha vida esta inutil, casa,facul,casa,facul…como é dificll

  27. Ola Lu,
    Entrei hoje pela primeira vez neste site, e de facto o desafio que propõe agrada-me, visto que poderá ajudar-me a perder peso.
    Mas não entendo o que engloba o desafio, será que me poderia explicar?
    Já agora e se não é indiscrição, como conseguiu perder esse peso todo? Os meus parabens =)
    Beijinhos
    Susana

  28. Achei ótima a materia, estou imprimindo para meu filho ler, é adoslescente e está com 130 kilos, preciso encontrar alguma forma de ajudá-lo.
    Lu, se você tiver alguma dica de livro me manda …
    Grata,
    Keila

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>